Resenha: Jornalismo Cultural






Sinopse:
Embora muitas vezes relegado a segundo plano pelos veículos de comunicação – costuma ser uma das primeiras vítimas de cortes de pessoal e reduções de custos –, o jornalismo cultural continua entre os preferidos do público e ganha cada vez mais status entre os jovens que pretendem seguir a profissão de jornalista. Praticá-lo, no entanto, é muito mais do que emitir opiniões sobre filmes, livros, peças de teatro e novelas. é um exercício constante de aprimoramento e busca pela informação. Este livro descreve a fascinante trajetória do jornalismo cultural e dá orientações preciosas a quem se dispuser a produzi-lo. 


Resenha:


O que podemos dizer sobre Jornalismo Cultural? 

Sua editoria tem como fazer com que novos assuntos surja dentro do contexto cultural brasileiro, assim, podendo exercer novos rumos a informação e comunicação generalizada, ou seja, com isso, o público em geral tem a abrangência de saber o que acontece no mundo da leitura, música, entretenimento e cultura em geral. O autor Daniel Piza, explica que o testamento dessa modalidade no mundo da Comunicação Social gera um conflito entre política e suas diretrizes sabendo também que o conteúdo jornalístico cultural entre uma época e outra tem seu espaço diminuído por conta de sua maneira de expressão e expressão da maioria de seu leitor. 


Esse nome: “Jornalismo Cultural”, é dado ao uso de uma profissão ao qual se denomina por dar informações de cultura nacional, internacional e local sendo de vários assuntos todos relacionados ao termo cultural dentro de nossa sociedade portanto, é uma especialização dentro da profissão jornalística para quem quer seguir a função de dar informações sobre: eventos, festas, filmes, exposições ou outros tipos culturais em que a própria cidade ou estado vem seguindo a longos anos. Com isso, o jornalista, pode escrever um texto crítico ou opinativo sobre determinado tema relacionado com o cotidiano cultural do país onde vive. 

Esse tipo de Jornalismo, tem uma função diferente das outras modalidades, ele tem a função de analisar, criticar e fazer uma reflexão de uma obra, artista ou qualquer ato dentro do sistema cultural. Contudo, o legado desta parte no mundo comunicador, tem ficado em primeiro plano por muitos profissionais e jovens que sonha em seguir uma carreira jornalística, pois com o crescimento do mundo de quadrinhos, séries e filmes nas plataformas digitais isso têm ficado cada vez mais disputado por grande parte do pessoal de comunicação. 

O Autor do livro, mostra que a área cultural tem uma grande facilidade em escrever e que seu glamour ainda é forte no país e no mundo pois, muitos autores de grandes livros, já passaram por enormes colunas de jornais e deixaram sua marca provando que o Jornalismo Cultural não morreu, só deixa seu mundo do impresso e segue o mundo digital com mais conteúdo e uma grande diversidade de tema para poder escrever, falar, analisar e criticar

Livro: Jornalismo Cultural
Editora: contexto
Autor(a): Daniel Piza
Número de Páginas: 161

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem