Resenha: Os Meninos sem Pátria

LEITURA_SONHO


Sinopse:

Marcão e Ricardo vivem na pequena cidade de Canaviápolis com a mãe, que está grávida, e com o pai, que é jornalista. Durante uma partida decisiva de futebol de botão o pai dos meninos chega em casa apavorado, contando que arrombaram a redação do jornal onde trabalha. Alguns dias depois, a família começa a receber ameaças pelo telefone e na rua. O jornalista e a mulher ficam preocupados, até que um dia o pai de Marcos desaparece. Com a ajuda de freiras, eles descobrem que o pai está na Bolívia e começam então uma verdadeira jornada no exílio, passando pelo Chile e pela França. Marcão e seus irmãos vão viver as aventuras da infância e da juventude longe de casa, durante o período do regime militar no Brasil. Sob a perspectiva do garoto, os leitores das novas gerações aprenderão sobre a história recente do país neste clássico de Luiz Puntel da série Vaga-Lume.


Resenha:


Os Meninos sem Pátria é um romance crítico. Conta a história de Marcos e sua família. Seu pai senhor Zé Maria, um grande jornalista, sua mãe Dona Teresa vivia o dia cuidado dos filhos e de sua casa, e de seu irmão Ricardo. Morava em Canaviápolis, nos meados dos anos 60. Depois que seu pai recusava a publicar uma coluna social no Jornal em que trabalha teria dito para todos que não publicaria mentiras sobre a Ditadura Militar, então seu zé maria e sua família começa a ser perseguido por um politico da Ditadura Brasileira.

No condomínio onde morava contava com a ajuda do zelador do local, que sempre dava as informações e lia os jornais. Certo dia ao perceber que o jornalista estava sendo procurado, resolveu ajudar, e informou que o entregador de Gás estava subindo ao apartamento e bateu em sua porta informando se eles naquele dia tinham pedido Butijão, sua mulher informou que não, mas ele teve uma ideia e pegou uma arma ordenando que o homem tirasse todo o uniforme. Logo após isso ele se vestiu com o uniforme que certamente não cabia direito em si e fugiu levando o caminhão que estava estacionado em frente ao prédio. Um dia chegou uma certa mulher dizendo que era freira de uma igreja e dizia que o Padre teria informação de seu marido, Tereza de Apelido (Tererê) vai ao encontro do Padre para saber onde está seu Esposo. Ao chegar na Igreja o padre informa que precisa ir a rodoviária e pegar um ônibus, a freira ajuda Tereza e os meninos a ir para o local.

Ao entrar no transporte com destino a Mato Grosso passam por várias Brits e como Tereza está grávida e com os dois meninos os policiais não suspeitam de nada até chegar em um certo ponto em que desconfiam e informam que irão fazer uma revisão dentro do ônibus. Tererê a Tereza informa que irá para Mato Grosso para a casa da vó dos meninos e Ricardo percebe que a casa de sua vó é em Belo Horizonte não em Mato Grosso mas por sorte passam ileso desse acontecimento. Ao chegarem tem que ir embora para o Chile e lá também são cassados e irão migrar para a Baixada Francesa e depois pegam o Voo para França onde vivem por pouco tempo.



Os meninos sem pátria
Editoria: Ática
Autor: Luiz Puntel na Linha Temporal de 1981
Número de páginas: 184

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem