Resenha: Gestão Democrática da Escola Pública






Sinopse: Em "Gestão Democrática da Escola Pública", o professor Vitor Henrique Paro defende a ideia de que não existe escola verdadeiramente pública no Brasil, apenas um sistema estatal de ensino, mantido precariamente pelo Estado. Porém, os educadores e a comunidade, unidos, podem conquistar um ensino público de qualidade. O que parece utopia para muitos é um problema prático para o autor, que vê na gestão democrática da escola o melhor caminho para que o ensino financiado pelo Estado possa, enfim, ser chamado de público. Analisando em sete ensaios cada um dos muitos problemas que emperram a democratização da estrutura escolar, Vitor Paro sugere que se faça a redistribuição do poder e da autoridade dentro dos estabelecimentos de ensino e mostra por que só assim a escola poderá se tornar um instrumento de controle democrático do Estado, a serviço da educação.

Resenha:


A Gestão Democrática da Escola Pública, tem como sentido, mostrar os pontos positivos e negativos de uma Escola Estadual ou Municipal que é administrada pelo Governo Brasileiro. Também conta a realidade vivida dentro de uma escola que é organizada e mantida por diretores, coordenadores, professores e auxiliar de monitoramento escolar. 

O autor informa em alguns capítulos que a presença dos pais em reunião escolar é essencial para uma educação melhor e de mais qualidade, assim podendo os professores rever a conduta dentro de sala de aula e fazer com que os alunos possam aprender cada vez mais. Com isso, a favor da Democracia da Escola Pública, todos deverão dar argumentos e propostas a serem seguidas dentro do Ambiente Escolar Brasileiro. Portanto, não só o governo do estado administrador geral da Escola Estadual e Prefeito administrador geral da Escola Municipal, tem que propor regras e melhorias as unidades escolares de cada estado, mas sim, pais, alunos, professores, coordenadores, diretores e todos que ali participam da Unidade Escolar como um todo.


Nós que utilizamos a escola temos que seguir uma Política Revolucionária para manter a escola com bons exemplos de estudos e com uma boa educação para o futuro de nosso País e assim conseguimos entendemos que estamos passando por uma importante trans informação. A instituição de ensino também sofre essas interferências que passam a exigir a atualização dos processos pedagógicos e de seus profissionais. Uma visão utopia que o autor tem na gestão democrática da escola pública e que somente os alunos, professores e a comunidade unidos possam ter uma visão de melhor qualidade do ensino escolar podendo, então fazer a mudança que todos os frequentadores precisam.



Livro: Gestão Democrática da Escola Pública
Autor(a): Vitor Henrique Paro
Editora: Ática
Número de Páginas: 119

1 Comentários

  1. Esse post me chamou a atenção, pois eu faço faculdade na área da educação. Com certeza nas férias eu lerei esse livro para agregar o meu conhecimento.

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