Resenha: Quando o Passado não Passa





Sinopse: O livro conta a história de Rosa Maria, uma portuguesa que encontra o destino no Brasil, e de sua eterna amiga, Maria Luísa, moça muito rica, que se apaixonou por Tobias, um negro escravo. Os dois tiveram que lutar contra o preconceito e o poder e contaram, para isso, não só com ajuda espiritual, mas também com o auxílio de dois negros velhos, sempre ao lado deles.












Resenha:
Uma família portuguesa que mora em um sítio chamado Vila das Flores no interior de Portugal, vem vivendo pelo seu passado na comunidade bem pobre, mas que por sinal todos da casa são humildes e bem respeitados por todos. Sr Tadeu e sua Mulher a Dona Maria Tereza e seus filhos Tadeu, José e Rosa Maria cultivam Mandioca, flores e lã de ovelha para a venda na feira da cidade. Certo ano Rosa Maria preparou com lã de ovelha roupa para a família, onde iriam participar da Festa de Santo Antônio. A felicidade era ver a família toda reunida para a confraternização e reencontrar amigos. Rosa Maria e Tadeu por costume, andava sobre os cantos da festa procurando por algo que gostaria de comprar ou de apreciar, certo momento um mendigo veio a seu encontro e disse coisas que iria acontecer com ela ao longo da vida, ao ficar impressionada, foi correndo avisar para sua mãe e por não acreditar em profecias ela informou que seria tudo bobagem e que seus familiares iriam ficar com ele por toda a vida até seus filhos e os de seus irmãos nascer. Logo após isso, Maria Rosa retornou a festa e viu um rapaz alto, vestido de terno e gravata, bonito e de boa aparência espancando um mendigo. Assim que observou a cena ela correu e conseguiu impedir o rapaz. 

A História conta sobre uma Família Portuguesa que mora no interior de uma comunidade na Cidade de Lisboa e, por ironia do destino, o que um senhor falou a Rosa Maria estaria acontecendo: seus pais morrendo de Febre e um de seus irmão também, a sua viagem ao Brasil em um Navio cargueiro onde se casaria com filho de um Grande homem da suprema corte e por sua troca de mensagens com o irmão e sua cunhada através de cartas entre outras coisas. 

Pelo que eu percebi na história, o passado vem tomando conta de Rosa Maria pois por sua mente está muito carregada de sentimentos ela não consegue deixar o que aconteceu em sua infância pobre na época em que vivia na Comunidade Portuguesa. Portanto, ela também fica imaginando como poderia acontecer de seus pais e seu irmão morrer sem dor, mas por conta da Febre que veio a também afetar quase toda a região

Livro: Quando o Passado não Passa
Editoria: Centro de estudos Vida e Consciência LTDA
Autor(a): Elisa Masselli
Número de Páginas: 325

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem