Resenha: Os Miseráveis





Sinopse:

Na França do século 19, o ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido ao longo de décadas pelo impiedoso policial Javert por ter violado sua liberdade condicional, busca redenção pelo seu passado e decide acolher a filha da prostituta Fantine.











Resenha:



Os Miseráveis conta a história de de Fantine onde por solidariedade deixa sua pequena filha Cosette de 8 anos com um casal de senhores em uma cidadezinha no interior da França. A moça então promete em dar uma quantia em dinheiro para os senhores cuidar de sua filha e assim, que chegar na Logística de Jóias onde trabalhará prometeria a filha que enviaria cartas e todos mês dentro dos envelopes uma quantia em dinheiro. 

A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. 

Sendo assim, Jean Valjean ao sair da prisão, fica perambulando na cidade onde ficou preso por anos, e com isso procura um quarto de hotel ou uma casa que o acolha para passar a noite. O mesmo casal de senhores que haviam acolhido a criança percebe a generosidade de Jean e convidam para que ele passe a noite na casa. Ao perceber que todos foram dormir Jean Valjean olha na gaveta da cozinha e observa talheres de prata pega um pano branco e os enrola os talheres e foge na casa na Madrugada junto com cosette. 

Os moradores da casa assim que ouvem o barulho, correm para ver o que estava acontecendo e então o senhor da casa diz que não poderia deixar aquele homem em sua casa, pois sabia que ele era um estranho e além disso um ladrão. Jean Valjean junto com cosette caminham em direção a outra cidade no subúrbio de Paris, ao saber que a polícia está atrás dele, pega cosette e carrega em sua costa e ao passarem por vielas ele descobre um lugar com paredes altas, assim ao olhar na redondeza do lugar tem a impressão que ali se tratava de um negócio de um amigo seu e assim abriga a menina e reencontra seu amigo. Já a mãe de Cosette perdeu o emprego na logística de jóias e por ter comprado móveis a prestação teve que devolver todos só ficou com o colchão e seu quarto para poder dormir.

Essa seria para mim uma história onde muitos sabem que a vida não será fácil como se pensa, assim sendo que o mal sempre tem a perder e um bandido não terá sua vida reconstruída como era antes de ser um detento. Portanto, pense antes de fazer o que bem deseja e acredita em um futuro melhor para si mesmo.

Livro: Os Miseráveis
Editoria: FTD
Autor(a): Victor Hugo
Número de Páginas: 56

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem