Resenha: Sabedoria Bíblica

Sabedoria_Bíblica_

Sinopse: A Bíblia não oferece respostas simples para levarmos para casa. Ela nos dá palavras que devemos mastigar e digerir para que se transformem em palavras da vida, em palavras que nos levam para a vida. Neste livro, Anselm Grün pretende fazer a exegese de textos bíblicos que nos oferecem uma resposta às perguntas essenciais da nossa vida e aos problemas e dificuldades do dia a dia, textos bíblicos que nos apontam um caminho pelo qual possamos seguir.


Resenha: 


No livro mencionado, o autor descreve como podemos ter a sabedoria Bíblica para levar em nossa vida. De certa forma, é uma sabedoria que todos devem ter em costume e seguir os princípios bíblicos como forma de demonstrar amor a Cristo e a outros membros do universo.


Todavia, um fato relevante e que mostra a comunidade como um todo e que Jesus Cristo é a sabedoria central de todos os acontecimentos espirituais cristãos.


Além disso, viver em comunhão traz consigo uma sabedoria de humildade e tende a mostrar aos outros que podemos ter tudo, mas que não perca a humildade de viver em sociedade.


A palavra sabedoria provém do grego sophia e significa “inteligência plena”, isto é, excelência mental no sentido mais pleno. Entretanto, Sophia inclui não apenas o conhecimento, mas a habilidade e o julgamento para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações da vida, pois só o conhecimento não garante a atitude correta nem conclusões acertadas. 


A sabedoria ajuda a atribuir o valor correto a tudo o que compete por nossa atenção e garante o uso adequado do conhecimento ao buscarmos a atitude certa. 


A sabedoria afirma que tem três ricas recompensas para dividir com quem a procura: “riqueza “, “honra” e “bens duráveis” (Provérbios 8:18). As riquezas que ela oferece são duráveis. Incluem os tesouros imperecíveis acumulados no Céu (Mateus 6:19-21). A vida de alguns dos filantropos mais famosos do mundo têm demonstrado que a riqueza acumulada é usada da maneira certa pode ser estável e satisfatória mesmo na Terra.


Para muitos, porém, a prosperidade material se torna uma armadilha (1 Timóteo 6:9, 17, 18). A honra é quase tão estimada pela humanidade quanto às riquezas. No entanto, a honra humana consiste numa recompensa intangível e exterior ao indivíduo. A sabedoria oferece honra perante Deus (1 Samuel 2:30).


Livro: Sabedoria Bíblica

Autor (a): Alserm Grun

Editora: Vozes

Número de Páginas: 195


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem