Resenha: Um dia sem Reclamar

 

Um_dia_sem_reclamar


SINOPSE: 

DESCUBRA O PODER DA GRATIDÃO E MUDE A SUA VIDA EM 24 HORAS

Quantas vezes você reclamou de algo hoje? Já parou pra pensar como é difícil ser grato e como focamos muito mais a nossa atenção nos problemas e não nas soluções?

Este livro lhe propõe o seguinte desafio: passe um dia (24 horas) sem reclamar. Para realizá-lo, você precisará registrar o horário em que iniciará o exercício. E não será preciso registrar quantas vezes você viola seu comando porque, a cada vez que você o fizer, deverá reiniciar a contagem do tempo.

Segundo os autores, a principal função deste exercício é tornar-nos conscientes de que a ingratidão é o padrão natural do ser humano. Além dele, você encontrará aqui mais seis exercícios de gratidão e mudará para sempre a maneira como encara os seus problemas.


RESENHA: 


No livro #umdiasemreclamar os autores mostram que essa é uma realidade da vida que nem todos tendem a seguir. Claro, um dia sem reclamar pode ser até meio difícil em certas ocasiões da vida. Porém, até certo ponto, pode parecer uma rotina para muitos. 


De fato, um dia sem reclamar é complicado, pois passamos por cada coisa em um só dia que não reclamar é coisa de quem possa parecer um santo dentro de uma bolha sagrada. De certa forma, o conteúdo traz a definição de uma vida sem reclamar. 


Na definição do livro proposto e realizado pelos autores, eles mesmos colocam um desafio à sociedade: passar 24 horas sem maldizer qualquer coisa ou pessoa que cruzar o seu caminho no período.


Além disso, este pode ser um desafio fácil de começo, mas para alguns é até difícil de fazer se vai conseguir cumprir com o seu desafio ao longo do dia todo, sendo que, o dia tem apenas 24 horas. É claro que com uma recompensa isso pode melhorar e o objetivo de chegar o dia inteiro sem reclamar pode se tornar até 2 ou 30 dias por exemplo. 


"O objetivo do livro é justamente esse, provocar essa reflexão sobre como reclamamos de tudo, todos os dias, sem pensar ou refletir sobre essa atitude, o que ela significa", explica Lago, que é mestre em teoria do direito pela Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas.


O porque é difícil não reclamar

 

Essa pergunta pode até parecer um pouco ingênua, mas é difícil mesmo deixar de reclamar, pois isso é um comportamento fácil para nós por causa de uma evolução da espécie. Todavia, existe um determinado questionário que é basicamente colocado dentro do nosso cérebro para calcular todas as possibilidades e focar no que de ruim poderia acontecer e nos colocar em perigo


É o chamado "viés da negatividade", um comportamento em que a mente humana dá mais importância às experiências ruins do que às boas. 


O problema é que, ao enxergar apenas o que há de negativo, é possível esquecermos que existem coisas boas também. "Para essas pessoas, é como se o mundo estivesse contra elas", afirma a psicóloga Dorli Kamkhagi


 "Na verdade, ela não está só reclamando, está projetando algo que não está bom dentro dela", acredita.



Exaltar a gratidão naquilo que faz


Os autores do livro acreditam que procurar um lado positivo das pessoas e da vida, tende a expor a gratidão pelo que temos e não pelo que nos faz falta, pois é a melhor forma de conseguir isso. Por isso, além de provocar uma reflexão sobre o porque nós tendem a reclamar tanto, #umdiasemreclamar propõe alguns exercícios práticos para sermos mais gratos. 


Além disso, escrever um diário de gratidão, com fatos e coisas que aconteceram no nosso dia a dia também pode ajudar a você a ser mais grato por aquilo que já recebeu anteriormente. Outra maneira, é escrever cartões de agradecimento a pessoas importantes na nossa vida e até por coisas boas que temos ao nosso redor. 



Livro: Um dia sem reclamar 

Autores(a): Davi Lago, Marcelo Galuppo 

Editora:  Citadel: 1ª edição (15 janeiro 2021)

Número de Páginas: 160 


Acesse o link: https://www.umdiasemreclamar.com.br/




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem